sábado, 1 de setembro de 2012

Complexo de Jocasta


Um paciente me diz que tem relações esquisitas. Outro, que tem relações que não são esquisitas, mas pouco apropriadas.
Vem mais um e me conta que tem relações que não são esquisitas, nem inapropriadas, mas que tem um puta sentimento de culpa em relação a isto.
Este era Laio, que era casado com Jocasta, e pai de Édipo. Puta complexo de culpa.
Para infelicidade de todos, só não vem o que não tem problemas com relações esquisitas e inapropriadas, como foi o caso do Édipo. Como não tinha problemas, nunca o vi mais gordo, e não consegui prever  bulhufas da merda toda que ele ia aprontar.
Édipo foi até sua casa no Meyer, deu um tirambaço em Laio, e fodeu com Jocasta, a sua própria mãe.
Mas Édipo mesmo foi um só. O resto dos filhos babacas todos do mundo tremeram diante da cortina negra que os separam de suas Jocastas e de seus pâramos de indecência.
Não ficou por isso, no entanto. Vendo que Édipo era um só, as Jocastas outras desceram dos subúrbios e mataram todos os Laios.
Só depois, quando seus filhos varões souberam, vieram se locupletar. E se deram mal.
— Se houve um Édipo, ele foi único, aquele que matou o seu próprio Laio. — elas disseram — Para vocês, os outros, é chegado o tempo de irem para Maracangalha. 
Quanto ao verdadeiro e único Édipo, preciso convencê-lo a vir aqui e tomar uma branquinha comigo. Édipo tem que me contar tudo a respeito de Laio. Acho que Nelson Rodrigues o encontrou, e talvez por isso soubesse tantas coisas a respeito da vida real.
Não tenho tanta esperança de que consiga, mas ontem já tive uma consolação — Jocasta, a esquecida, começou o tratamento comigo. Vou provar que o Complexo de Jocasta que andaram dizendo por aí não tem nada a ver com a nave central de sua psiquê.
Por fim, e para que conste, os mother fuckers, que seriam os que teoricamente mais precisam de terapia, não gastam o seu rico dinheirinho com estas besteirices. Preferem comprar bombons da Godiva para suas incestuosas concubinas.

Jocasta, carvão e pastel sobre papel, por Alison Lambert


Quanto a você, meu pobre paciente, que comeu a priminha e está cheio e pútrido com esta canga pesada, esquece.
Como diria o tribuno de Maracangalha, — Ascende comede et deliciai — o que em português seria — Ide, comei e se deliciai, ou falando sem papas— Vai, come e se lambuza.
Beijos do

3 comentários:

  1. Como na propagando do VISA: A vida é agora!

    ResponderExcluir
  2. Pô! "pâramos de indecência". Fui olhar no Aurélio e o pâramo tinha saído pra fazer hemodiálise, ia demorar. Perguntei ao seu xará, o páramo, como era o sujeito e ele me faz cara de paisagem, natural para palavras do seu tipo. Será que vou ter que gastar uma nota pra comprar o Houaiss só por causa de um blog romeno?
    Herbert

    ResponderExcluir
  3. Prezado Herbert:
    O erro é no assento. Em vez de poltrona, coloquei sofá. Aliás, reconsidero. Indecência está muito mais para floresta do que para deserto.

    ResponderExcluir