terça-feira, 28 de agosto de 2012

Buchada de Bode


Buchada de bode, ou simplesmente buchada, é um prato típico da região nordeste, feito com miúdos, rins, figado e vísceras do bode lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas (que medem cerca de 8 cm de diametro) feitas com o próprio estômago do animal. 
Buchada de Bode
— Eca, argghh, cuspe, carai, vei! Você ficou maluco?
Horácio me olhou surpreendido.
— Ué, você tem alguma coisa contra?
— Ficou doido? Eu não como este treco, nem que a vaca tussa.
— Por quê, algum preconceito?
O canto da minha boca subiu em um sorriso irônico.
— Nada contra o bode, a não ser o sovaco dele. Mas não como miúdos.
Horácio pensou um pouco.
— Então, vai um mocotó?
— Eca, lá vem você de novo.
— E um joelho de porco?
— Para com isso, cara. Você só vem com coisa nojentinha.
— E um Eisbein, você topa?
— O que isso?
— Um prato alemão.
Me senti um pouco mais seguro.
— Então eu topo.
Esperamos até quarta-feira e fomos num restaurante lá no centro, que só tinha quatro mesas, e uma fila gigantesca para entrar. Resmunguei um pouco, mas topei esperar.
Ao final, valeu a pena. O prato era magnífico.
Eisbein

— Valeu, Horácio, gostei!
Ele sorriu e me convidou para outra curtida.
— Semana que vem, vou lhe levar para comer um Haggis.
— O que é isso?
— Um prato escocês.
Achei que fazia bem o meu gênero.
— Eu topo.
E de novo, achei um barato.
Chegando em casa, e ainda arrotando o Haggis, fiquei curioso.
— Vem cá, Horácio, do que é feito esse prato?
Horácio pareceu se lembrar de alguma coisa.
— Já lhe respondo, Karl. Mas me lembrei que tenho que pegar uma encomenda na portaria.
— Tudo bem — e me sentei, empantufado, no sofá.
Dali a pouco, o telefone tocou.
— Alô?
— Karl, aqui é o Horácio.
— Algum problema?
— Sabe o Eisbein que você comeu na semana passada?
— Sim?
— Era joelho de porco.
O meu estômago contraiu um tiquinho.
— Porra, você me fez comer aquela droga!
— Você bem que gostou.
Meu estômago contraiu mais um pouco.
— E hoje? O que era aquele prato escocês?
— Buchada de bode.
Tive que sair correndo para o banheiro.

Um comentário:

  1. Caro Karl,

    Entendo e coaduno com sua postura ético-alimentícia!

    []s e parabéns pelas divertidas postagens!

    ResponderExcluir