terça-feira, 14 de agosto de 2012

Quintus Horatius Flaccus


Não dá para evitar. Mais de um dia com o Horácio e suas manias de organização, já me levam à irritação incontida. Pois foi assim que começou o problema, pois ele tinha que ir lá bisbilhotar e ver se eu estava mesmo guardando a roupa.
Eu estava desarrumando a mala, no segundo dia de Rio, o que para mim é cedo ainda, mas para Horácio é o cúmulo da zona, quando ele viu as bolotas de haxixe. Acho que ele nunca viu isto na vida, e me perguntou o que era.
— Ahmm, hum, quer dizer — e resolvi inventar uma estória — são balinhas de açucar de beterraba, feitas no Cazaquistão.
— Oba, me dá uma — e estendeu a mão.
Dei-lhe uma palmada na mão.
— Nada disto! É para as visitas. — Já pensou se ele mastiga um bagulho desses?
Horácio não pareceu muito conformado, mas sugeriu logo:
— Então vamos botar num potinho lá na sala.
Gelei.
— De jeito nenhum. É tudo meu.
— Mas não pode ficar aqui no quarto. Pode dar formiga.
Porra, quando é que vou ter que explicar para esse cara que Papai Noel adora receber esse tipo de presente?
— Não se preocupe Horácio. Eu cuido disso.
Ele saiu meio emburrado, e foi para a sala. Tratei de esconder a muamba em cima do armário.

Dali a pouco, fui para a sala. Ele ficou me olhando da poltrona.
— Quero uma daquelas balinhas. Quero ver se é verdade o que você está falando.
— Claro que é!
— Não acredito. Me dá uma para chupar.
Acendeu a luz vermelha.
Ele vai ficar enchendo o saco até eu dar uma.
Resolvi mudar imediatamente de assunto.
— Quintus Horatius Flaccus.
— Hem?
— Você podia se chamar assim, em vez deste seu nome esquisito.
— Esquisito como?
— Esse Kahn. Horácio Kahn. Absurdo.
— Porque? Alguma coisa contra os judeus?
— Contra judeus, nunca. Mas contra ignorantes, sim.
Ele se empertigou.
— Que estória é essa?
— Tinha de ser Khan. K-H-A-N. Khan.
— Mas é K-A-H-N.
— Teu pai.
— Meu pai, o quê?
— Ignorante. Não sabia soletrar. Errou no cartório, e você se ferrou.
Ficou fulo da vida.
— Minha família é K-A-H-N, há gerações!
— Gerações de ignorância.
Horácio ficou roxo e se trancou no quarto.
Hehehe, funcionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário